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Quais lições de planejamento de carreira podemos tirar de Davos?

O Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos na semana passada, reuniu os maiores líderes de governos e empresas do mundo e trouxe importantes discussões sobre meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Mas o que isso tem a ver com o futuro da sua carreira?

Um dos tópicos mais falados no evento foi Inteligência Artificial e as novas possibilidades que essa tecnologia vai trazer para a humanidade. Segundo Sundar Pichai, o presidente da Alphabet, empresa controladora do Google, a Inteligência Artificial trará mais transformações que a descoberta do fogo e da eletricidade. E essas transformações, claro, também dizem respeito ao mercado de trabalho e ao comportamento das empresas e consumidores.

Para Pichai, com o objetivo de se adaptar aos novos tempos de IA, os trabalhadores precisarão de treinamento em adaptabilidade, inteligência social, comunicação e resolução de problemas para permanecerem competitivos e terem chances de sobreviver em meio aos milhares de concorrentes. Mas, exatamente, o que significam essas coisas?

 

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  • Adaptabilidade

Também conhecida como resiliência, a capacidade de adaptar-se aos mais diversos ambientes com certa agilidade e de resolver problemas em circunstâncias desfavoráveis é uma das mais importantes características para os trabalhadores do futuro. Empresas buscarão os verdadeiros “funcionários camaleões” e essa qualidade vai ser um grande diferencial no mundo corporativo, uma vez que as máquinas, por mais inteligentes que sejam, não serão tão capazes de analisar de forma subjetiva cada situação como nós, seres humanos.

 

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  • Inteligência Social

Se a inteligência para calcular e fazer trabalhos automáticos vai ser totalmente delegada aos robôs, a inteligência social, ou seja, a capacidade de lidar com os mais diversos tipos de pessoas e trazer o lado humano para a equação, será uma das grandes qualidades de quem vai competir por vagas no mercado de trabalho. Os famosos “soft skills” se encaixam nessa categoria e já existem cursos e livros para desenvolver essas habilidades. Mas não se engane: aprimorar os soft skills, segundo o professor de planejamento de carreira Marcelo Veras, não é tão fácil assim e de “soft” não tem nada. Para ele, mudar padrões e desenvolver habilidades comportamentais é muito mais complicado do que aprender matemática, equações ou analisar gráficos. O professor, inclusive, sugere a mudança do termo para “hard skills”, devido à dificuldade de se aprender esse tipo de competência.

 

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  • Comunicação

Se as habilidades de comunicação, hoje em dia, já são algumas das mais valorizadas ao se contratar um funcionário, com a ascensão da Inteligência Artificial a aptidão para se comunicar com clareza, naturalidade e facilidade torna-se ainda mais importante. Aqui, quem é tímido sai perdendo, mas a boa notícia é que qualquer um pode aprender a se comunicar melhor. É como aprender a tocar um instrumento musical: no início vai parecer mais difícil, mas aos poucos a prática e o estudo vão deixando as coisas mais instintivas e naturais. Além disso, é possível encontrar cursos e dicas online e gratuitas para melhorar sua inteligência comunicacional. Nesse caso, o mais importante é começar. E quanto mais rápido você o fizer, mais a frente você estará de seus concorrentes.

 

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  • Resolução de Problemas

Todo negócio tem problemas e todo bom profissional deve ser capacitado para conseguir resolvê-los da melhor maneira possível. É ainda mais importante tentar fazê-lo sem causar ansiedade ou pânico na equipe, para que ela esteja ao seu lado nos momentos mais críticos. Gritar, procurar culpados e se desesperar é tudo o que você não deve fazer em um cenário de dificuldade. A resolução de problemas é a habilidade de conseguir analisar uma adversidade racionalmente e pensar nos melhores caminhos para sair daquela situação difícil, sempre com muita calma e responsabilidade. Além disso, essa tomada de decisão deve, certamente, ser baseada em dados e números, mas combinar as estatísticas com criatividade e inovação vai sempre deixar suas opções mais interessantes e, possivelmente, mais efetivas. É essa a grande diferença entre um ser humano e uma máquina resolvendo problemas: o fator humano deve sempre ser considerado.

 

Atentar-se às principais inovações tecnológicas do mercado é sempre bom não apenas para ficar por dentro das novidades, mas também para usá-las em seu benefício, prevendo quais serão os melhores passos para fazer sua carreira crescer e se realizar com seu trabalho. Qual será seu próximo passo para se adequar ainda mais ao mercado de trabalho?
 

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