Um dos grandes desafios dos planos de saúde é disponibilizar aos beneficiários uma rede assistencial que proporcione serviços de saúde de diferentes especialidades, abrangência geográfica adequada e disponibilidade de agenda para atendimento.
Uma rede credenciada bem dimensionada é um diferencial competitivo, pois é um dos quesitos mais valorizados pelos beneficiários dos planos de saúde.
E por que atualmente este assunto é foco da atenção de gestores de planos de saúde?
Porque os beneficiários passaram a demonstrar sua insatisfação com redes assistenciais com capacidade de atendimento insuficiente, o que resultou no aumento de reclamações junto à Agência Nacional de Saúde, que, por sua vez, editou uma Resolução Normativa estabelecendo prazos máximos de atendimento (RN 259), bem como penalidades, que incluem multas e proibição de comercialização para novos beneficiários, entre outras.
Em razão disso, a gestão da rede assistencial, que antes era apenas mais uma atividade operacional, passou a ser um dos desafios estratégicos dos planos de saúde.
Mas como ampliar e gerenciar a rede assistencial?
Utilizando-se de conhecimento técnico especializado, processos de trabalho definidos e instrumentos de controle:
- O conhecimento técnico especializado permite identificar as eventuais carências da rede assistencial.
- Os processos de trabalhos definidos, tornam mais efetivas as atividades de credenciamento, dimensionamento, relacionamento e qualificação da rede de prestadores de serviços de saúde.
- Já os instrumentos de controle servem para monitorar a rede assistencial e, principalmente, prover informações que sirvam para avaliar o desempenho da rede e a satisfação dos beneficiários com os serviços prestados.
Alguns planos de saúde estão conseguindo lidar com estas questões, por meio de:
- Preparação dos profissionais responsáveis pela gestão da rede.
- Melhoria de processos de trabalho e
- Implementação de sistemas de controle que, além de automatizarem tarefas, geram estatísticas para acompanhamento da performance dos prestadores de serviços.
Fonte: Plurall - 15/02/13