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Como ampliar e gerir a rede credenciada?

Um dos grandes desafios dos planos de saúde é disponibilizar aos beneficiários uma rede assistencial que proporcione serviços de saúde de diferentes especialidades, abrangência geográfica adequada e disponibilidade de agenda para atendimento.

Uma rede credenciada bem dimensionada é um diferencial competitivo, pois é um dos quesitos mais valorizados pelos beneficiários dos planos de saúde.

E por que atualmente este assunto é foco da atenção de gestores de planos de saúde?

Porque os beneficiários passaram a demonstrar sua insatisfação com redes assistenciais com capacidade de atendimento insuficiente, o que resultou no aumento de reclamações junto à Agência Nacional de Saúde, que, por sua vez, editou uma Resolução Normativa estabelecendo prazos máximos de atendimento (RN 259), bem como penalidades, que incluem multas e proibição de comercialização para novos beneficiários, entre outras.

Em razão disso, a gestão da rede assistencial, que antes era apenas mais uma atividade operacional, passou a ser um dos desafios estratégicos dos planos de saúde.

Mas como ampliar e gerenciar a rede assistencial?

Utilizando-se de conhecimento técnico especializado, processos de trabalho definidos e instrumentos de controle:

- O conhecimento técnico especializado permite identificar as eventuais carências da rede assistencial.

- Os processos de trabalhos definidos, tornam mais efetivas as atividades de credenciamento, dimensionamento, relacionamento e qualificação da rede de prestadores de serviços de saúde.

- Já os instrumentos de controle servem para monitorar a rede assistencial e, principalmente, prover informações que sirvam para avaliar o desempenho da rede e a satisfação dos beneficiários com os serviços prestados.

Alguns planos de saúde estão conseguindo lidar com estas questões, por meio de:

- Preparação dos profissionais responsáveis pela gestão da rede.

- Melhoria de processos de trabalho e

- Implementação de sistemas de controle que, além de automatizarem tarefas, geram estatísticas para acompanhamento da performance dos prestadores de serviços.

Fonte: Plurall - 15/02/13

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