Há seis meses, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu os prazos máximos para marcação de consultas, exames e cirurgias com os planos de saúde. Contudo, a reportagem do Bom Dia Brasil verificou que a resolução não está sendo cumprida devidamente. Rosirene tenta marcar uma consulta com a ginecologista dela, e por telefone a secretária informa que só há horário disponível na agenda para 2013.
De acordo com a ANS, os clientes dos planos devem conseguir marcar consultas básicas - pediatria, ginecologia e clínica médica, em até sete dias úteis. Horários com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, devem ser agendados com até dez dias de antecedência. A orientação para quem não consegue marcar uma consulta com o médico porque a agenda está lotada é entrar em contato com o plano de saúde, pois a operadora que deve encontrar um médico que possa atender dentro do prazo. Contudo, neste caso, o paciente não pode escolher quem vai atendê-lo.
"Nesse caso, o que a agência quis garantir foi o atendimento ao beneficiário dentro dos prazos. Que ele pudesse pelo menos ter uma garantia, um prazo mínimo", disse a chefe do Núcleo da ANS/PR, Tatiana Nozaki Graví. Rosirene tentou essa opção. Buscou um outro médico, mas por telefone a secretária informou que só seria possível marcar uma consulta no final de julho.
Em outra tentativa, uma produtora ligou para um consultório e constatou que marcando particular pela consulta era possível marcar o horário. Por telefone, a secretária informa: "Eu tenho uma vaga aqui, é R$ 250,00. A consulta é na sexta-feira, 11 horas".
A produtora pergunta: "E pelo plano, quando que eu vou ter?".
"Em agosto", responde a atendente.
A produtora insiste: "Você não consegue antes pra mim?".
E a resposta é negativa: "Por enquanto, não!".
A ANS informou que vai fazer um levantamento para saber se os planos estão cumprindo os prazos. Os dados vão ser divulgados e os planos multados. Quem quiser registrar uma queixa deve ligar para 0800-701-9656 ou acessar o site da agência.
Fonte: Plurall - 20/06/12