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Monitoramento da norma que garante prazos máximos de atendimento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) faz acompanhamento permanente e contínuo junto às operadoras de planos de saúde quanto ao cumprimento da Resolução Normativa 259, que garante prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.
A norma entrou em vigor em dezembro/2011 e o primeiro relatório de acompanhamento foi divulgado em abril/2012. Os dados apurados neste acompanhamento serão divulgados a cada três meses.

As operadoras que não cumprirem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a penalidades como multas que variam de R$ 80 mil a R$ 100 mil  e, em caso de prática reiterada, podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de seus produtos e a decretação de regimes especiais, inclusive com a possibilidade de afastamento dos seus dirigentes.

A norma não garante que o consumidor seja atendido pelo profissional de sua preferência, mas que tenha o atendimento na especialidade dentro do prazo previsto. Caso o beneficiário não consiga marcar o procedimento, deve entrar em contato com a operadora para obter uma alternativa.
Se a operadora não oferecer solução para o caso, o beneficiário deverá, tendo em mãos o número do protocolo, fazer a denúncia à ANS por meio de um dos canais de atendimento: Disque ANS (0800 701 9656), Central de Relacionamento  ou em um dos 12 Núcleos da ANS nas principais capitais brasileiras.

Fonte: ANS - 19/06/12

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