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Plano de saúde que ignorar prazo terá multa e suspensão

A multa é a partir de R$ 80 mil e a reincidência pode fazer a operadora de plano de saúde ser impedida de vender novos planos. É que, desde ontem, elas estão obrigadas a garantir aos consumidores o atendimento às consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos de três a 21 dias, contados da data de marcação.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que implementou a norma, disse que o consumidor precisa entrar em contato com o órgão depois de obter um número de protocolo com a operadora, caso não tenha sido atendido, para iniciar o processo de investigação e punição. "Vai ser analisado caso a caso", informou.


"A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores (médicos) e, sim, regular para que haja no mínimo uma alternativa disponível, ou seja, a operadora deverá garantir o atendimento no tempo previsto, mas não exatamente com o profissional de escolha do beneficiário", disse a diretora adjunta de normas e habilitação dos produtos da ANS, Carla Soares.


Outra regulamentação foi sobre a ausência de médico credenciado em uma cidade. Neste caso, a ANS informou que as empresas de planos de saúde serão obrigadas a garantir transporte caso não haja oferta de rede credenciada no município e municípios limítrofes.


O diretor de provimento de saúde da Unimed-BH, Luiz Otávio Fernandes de Andrade, disse que a resolução da ANS deixa o ambiente de negócios bom para as "operadoras sérias". A empresa já oferece marcação pela internet com 1.300 médicos cadastrados. Até março de 2012, qualquer cliente Unimed no Estado também poderá agendar consulta online com 4.000 profissionais. Procuradas pela reportagem, Amil e Santa Casa Saúde não quiseram comentar. A Bradesco Saúde disse apenas que "cumpre rigorosamente a legislação".

Perguntas e respostas da ANS


A partir de quando o prazo máximo para atendimento passará a contar?
A partir da data de marcação da consulta ou procedimento. Se o consumidor não conseguir marcar, deverá acionar a operadora para obter um protocolo de reclamação; o prazo passará a contar a partir desta data.


Os prestadores (médicos) serão penalizados caso não cumpram a norma?
Não. Quem deve garantir o atendimento são as operadoras de planos.


A ANS vai obrigar os médicos a atenderem no período determinado pela norma?
A ANS não pode interferir na agenda dos prestadores de serviços.


Se não houver prestador credenciado em uma cidade, como o plano de saúde deve agir?Empresas serão obrigadas a garantir transporte caso não haja oferta de rede credenciada no município e municípios limítrofes.

Fonte: O Tempo - 20/12/11

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