SÃO PAULO - A satisfação dos consumidores terá peso maior na avaliação de desempenho das operadoras a partir de 2012.
A medida está prevista na Resolução Normativa de número 282 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), publicada na edição desta quarta-feira (21) no DOU (Diário Oficial da União).
Dessa forma, a dimensão de satisfação dos consumidores passa a responder por 20% da avaliação, frente aos 10% anteriores à RN (Resolução Normativa), conforme é possível observar na tabela a seguir:
Avaliação de planos de saúde
Item Peso antes da RN Peso depois da RN
Dimensão da atenão à saúde 50% 40%
Dimensão econômica 30% 20%
Dimensão de estrutura e operação 10% 20%
Dimensão de satisfação do beneficiário 10% 20%
Satisfação dos consumidores
Ainda conforme o texto publicado no Diário Oficial, a satisfação dos consumidores terá como base uma pesquisa de satisfação dos beneficiários.
A ANS desenvolverá metodologia específica para a pesquisa que será realizada de forma padronizada, adequável a qualquer operadora, que investigará o nível de satisfação dos beneficiários de planos privados de assistência à saúde com a sua operadora.
A operadora, por sua vez, terá liberdade de optar pela realização de sua pesquisa por livre contratação de empresa que coletará as informações.
Fonte: Infomoney - 21/12/11