Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile + FacCred O FacMobile cria a conexão perfeita entre as instituições financeiras e seus associados/clientes. Uma fe...
FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...

Banco Central lista desafios do setor na relação com o consumidor

SÃO PAULO - Resolver questões envolvendo câmbio e meios eletrônicos foram alguns dos desafios listados pelo Banco Central para os próximos anos, quando o assunto é defesa do consumidor, segundo o consultor do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do BC (Banco Central do Brasil), Anselmo Pereira Araujo Netto, que participou nesta sexta-feira (30) do Cmep (Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamentos), organizado pela Febraban e pela Abecs.

De acordo com ele, a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos torna cada vez mais urgente a necessidade de se olhar com mais cuidado para o câmbio em um futuro próximo. A maior saída de brasileiros para o exterior também aumenta a necessidade de olhar para o setor.

As questões envolvendo meios de pagamentos são outro ponto a ser reforçado. Isso porque, explica Netto, a tecnologia sempre impõe desafios, uma vez que facilita, mas também, em alguns casos, induz ao erro, bem como deixa as pessoas expostas à fraudes.

Parcerias
Netto acrescentou ainda outros eventos que merecem atenção, como o mobile banking e o cartão pré-pago, e destacou a importância da atuação conjunta do Banco Central com o Ministério da Justiça, o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) e o Ministério Público.

“É crescente a consciência da sociedade sobre os seus direitos. Neste contexto, parcerias são necessárias para atender melhor às necessidades do consumidor, sobretudo porque a inclusão de novos consumidores faz com que algumas questões se tornem mais urgentes”, diz.

Conquistas
Embora reconheça a existência de desafios, o consultor do Banco Central pontuou também algumas conquistas.

Segundo ele, nos últimos anos, o BC tem perseguido um sistema sólido e eficiente no que diz respeito às relações com os consumidores.

Neste sentido, cita ele, estão a questão da inclusão financeira, a regulação do setor, as várias portabilidades instauradas (crédito, salário e cadastro), a instituição do CET (Custo Efetivo Total), a criação das ouvidorias em instituições financeiras, a adequação dos produtos e serviços ao perfil do cliente e, mais recentemente, a regulamentação do setor de cartões.

“Tais medidas contribuem para a transparência do sistema financeiro como um todo (…) Após a regulamentação, por exemplo, observou-se uma queda no número de reclamações no setor”, disse Netto.

Fonte: Infomoney - 30/9/11

Share

Comment function is not open