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Brasileiro precisa tomar crédito por opção, não só por necessidade, diz executivo

SÃO PAULO – O ano de 2010 está chegando ao final carregando o título de “ano em que o crédito ao consumidor cresceu  positivamente”. Porém, para o sócio consultor da Witrisk, Fernando Manfio, o Brasil precisa mudar um pouco a maneira como vê e oferece seu o crédito.

“Até hoje a maioria dos nossos produtos são de crédito para quem precisa. E nós precisamos ter produtos de crédito também para quem não precisa. Usar o crédito tem que deixar de ser apenas uma necessidade e passar a ser uma opção”, explica.

Para o executivo, um País maduro na questão do crédito possui produtos inteligentes que atraem também os consumidores que tem dinheiro guardado e dinheiro investido. “O crédito tem que ser vantajoso até para quem tem dinheiro e poderia pagar à vista. Chamo de produtos inteligentes produtos com preços interessantes e formatação flexível. Ou seja, produtos que atraiam que não necessita de crédito”.

Nova fase
Manfio acredita, porém, que, com a aprovação do cadastro positivo, muita coisa irá mudar e o crédito no Brasil entrará em uma nova fase.

“Com o cadastro positivo as empresas vão querer conquistar esses consumidores que nunca precisaram de crédito. Eles são ótimos clientes, já que conseguem controlar suas finanças de modo a não comprar nada parcelado. Eles são a nata dos tomadores de crédito”.

O executivo acredita que, de olho nesse público, e podendo cobrar juros menores – já que com o cadastro positivo será mais fácil diferenciar os bons pagadores, dos maus pagadores – o Brasil passará a oferecer condições atrativas para quem quiser usar o crédito, mesmo sem necessitar.

“E na minha opinião, essa nova fase tomará forma por meio do crédito imobiliário. Esse é o crédito que as pessoas que conseguem pagar suas compras no dia a dia vão querer utilizar, afinal, comprar um imóvel à vista é mais difícil”, finaliza Manfio.

Fonte: Infomoney - 27/12/10

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