Problemas com o reajuste da mensalidade, com a cobertura e com a abrangência de procedimentos oferecidos pelos plano de saúde foram as reclamações mais comuns dos consumidores em 2010, segundo um levantamento do Ministério da Justiça feito a pedido do Agora.
No ano passado, as operadoras mais reclamadas foram Unimed, SulAmérica, Amil, Samcil e Golden Cross. Ao todo, os Procons do país receberam 11.843 reclamações. Os dados não levam em conta o número de clientes de cada empresa. Em dezembro, os convênios somaram 44,8 milhões de beneficiários no país. O número de queixas em 2009 não foi informado pelo órgão.
"O reajuste e a cobertura são assuntos que atingem diretamente o consumidor e que, geralmente, são urgentes", afirma Juliana Ferreira, advogada do Idec. "Outros problemas como demora para marcar consultas e descredenciamento de médicos e de hospitais também ocorrem, mas os consumidores costumam reclamar menos", completa.
"São poucas reclamações"
A Amil afirmou que o número de reclamações corresponde a 0,03% do seu total de usuários (3,5 milhões). A SulAmérica também informou que as reclamações não representam 0,1% de 1,9 milhão de beneficiários e disse que realiza acordos judiciais.
A Unimed informou que atualmente tem mais de 17 milhões de usuários e que alguns contratos são antigos e, por isso, têm cobertura limitada, mas que insiste para que o usuário adapte o plano.
A Golden Cross disse que cumpre as coberturas e os reajustes firmados em contrato ou autorizados pela ANS. A Samcil afirmou que trabalha na estruturação da rede de atendimento e que firmou compromisso de redução de reclamações com o Procon.
Fonte: Plurall - 13/01/11