Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Crescimento sustentado das operadoras de planos de saúde

A forte regulação aplicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o mercado de planos e seguros de saúde vem provocando, ao longo dos últimos anos, uma intensa centralização do setor. Esta tendência se materializou, principalmente, por meio de aquisições de pequenas e médias operadoras.

O modelo de expansão dessas empresas, utilizando-se de uma rede própria de assistência à saúde de seus beneficiários, não é novo e existe desde a década de 60, quando algumas delas já investiam em hospitais próprios. Esta forma de gerir o crescimento se intensificou e as operadoras também investem em laboratórios próprios para diversificar seu plano de ação, com o objetivo de buscar uma estratégia e alçar voo solo no mercado.

Mais do que estimular uma aproximação com os beneficiários, as operadoras de planos e seguros de saúde tentam reduzir ao máximo a dependência de serviços terceirizados, considerando que a completa autonomia de serviços é praticamente impossível. O investimento maciço em uma estrutura menos dependente de terceiros resulta em diminuição de custos nas operadoras mencionadas, que buscam sua sustentabilidade econômico-financeira, inclusive em razão das normas cada vez mais rígidas da ANS.

No entanto, o êxito do processo de crescimento vertical da empresa depende de diversos fatores financeiros e organizacionais. Entre eles, um projeto que compreenda o estudo de viabilidade de crescimento com base na região de atuação da operadora, mapeando o mercado que ela pretenda assumir. A expansão saudável de uma rede assistencial própria também está condicionada à prestação de serviços assistenciais de saúde aos beneficiários das operadoras concorrentes. É obvio que, para tanto, deve haver mercado comprador de tais serviços.

Pondere-se, ainda, que esse tipo de investimento exige, principalmente, modelos de governança corporativa adequados. Em outras palavras, uma reorganização interna para criar novos órgãos de controle e de fiscalização, que serão responsáveis pela realização, pelo acompanhamento dos estudos e pela execução de todo o processo. Este processo, na grande maioria das vezes, tem início na criação de um ambulatório de atendimento, que terá a função de trazer para a rede própria o atendimento dos pequenos casos dos beneficiários de sua carteira, auxiliando a empresa na redução de demanda externa. A partir disto, ela pode começar a controlar a compra de serviço externo e facilita o controle dos custos internos, que se tornam mais administráveis, além de contribuir para a redução do índice de sinistralidade.

O projeto de voo solo requer muita organização e trabalho. Por isso, não deve ser seguido por empresas médias e pequenas mal gerenciadas, que podem se afundar na tentativa de implementação desse projeto. Se, para a empresa, o processo reduz a sinistralidade e ajuda a manter estabilidade financeira, para o consumidor a principal vantagem é a redução no preço da mensalidade. Com o tempo e a saúde financeira em dia, a empresa pode vir a aplicar preços mais competitivos, buscando um crescimento de sua carteira.

O crescimento reestruturado é sim uma alternativa bastante sólida de desenvolvimento da operação. Mas deve ser estudado caso a caso, lembrando que, no Brasil, temos muitos exemplos de empresas que nasceram pequenas, e se tornaram verdadeiros impérios. Vale ressaltar que se trata de um processo de longo prazo e não se devem esperar resultados exponenciais muito rápidos.

A consolidação de uma operadora de planos e seguros de saúde não se resume à estruturação e aos projetos aqui alinhavados, haja vista que cada uma está sujeita às realidades mercadológicas, financeiras e concorrenciais que podem atrapalhar ou forçar alterações no projeto. Contudo, esta estratégia é uma importante ferramenta a ser estudada pelas empresas, para auxiliá-las a cumprir as exigências cada vez maiores da ANS.

Fonte: Plurall - 07/01/11

Share

Comment function is not open