Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile + FacCred O FacMobile cria a conexão perfeita entre as instituições financeiras e seus associados/clientes. Uma fe...
FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...

Setor agropecuário e de crédito foram os mais expressivos nas propostas aos presidenciáveis

Comissão de Sistematização do Congresso fez adequação das 1.083 proposições apresentadas nos seminários nos Estados.

                             
Representantes de 36 cooperativas de diversos ramos de atuação de Santa Catarina participaram do 13º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, promovido na última semana, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília. O tema deste ano foi Cooperativismo é sustentabilidade: o desafio da inovação e o objetivo foi buscar formas de aprimorar as diretrizes e horizontes da relação política e institucional do Sistema Cooperativo.

A Comissão de Sistematização do Congresso fez adequação das 1.083 proposições apresentadas nos seminários nos Estados, direcionando-as dentro de quatro eixos temáticos, estabelecendo 27 proposições básicas e 113 linhas de ação. Entre as propostas elaboradas no documento para entrega aos presidenciáveis, o Sistema OCB, que representa 7261 cooperativas de 13 ramos de atividade, alinhou pedidos que devem beneficiar todos os ramos do cooperativismo no país.  Entre eles, estão a extensão do programa de capitalização de cooperativas (Procapcred) para atender à demanda e melhorar o desempenho e a competitividade das cooperativas no mercado, bem como o apoio ao programa Cooperjovem, que visa formar, por meio das escolas fundamentais e médias, uma cultura pró-cooperação.

Dos quatro temas básicos, o que obteve maior número de propostas foi o que diz respeito à sustentabilidade do Sistema OCB e à representação política do cooperativismo.
Uma das preocupações dos participantes é a criação de mecanismos para inibir o funcionamento de cooperativas sem registro.

Entre as propostas incluídas no documento que as cooperativas catarinenses levaram para o encontro, estiveram a aprovação da Lei Cooperativista Estadual; apoio de forma transparente aos candidatos comprometidos com o cooperativismo e incentivo a criação das Frencoops municipais a partir do interesse das cooperativas.

O presidente da Ocesc, Marcos Antonio Zordan, salienta que o setor agropecuário e de crédito das cooperativas de SC foram os mais expressivos nas propostas. As cooperativas de crédito reivindicaram que os proventos dos servidores públicos sejam feitos por bancos cooperativos e ou cooperativas de crédito. Além disso, pediram para que seja reduzida a exigência para funcionamento de cooperativas de livre admissão nas capitais e regiões com mais de 300 mil habitantes. “Houve consentimento entre os participantes de que deve ser reforçado o marketing das cooperativas, além de ações que fortaleçam o 5o princípio do cooperativismo que são voltados para a educação,  formação e informação”, salienta Zordan.  

As cooperativas de crédito também solicitaram a autorização para a captação e utilização de cadernetas de poupança nos moldes dos bancos oficiais. Na área de eletrificação rural, foram reivindicadas a redução da carga tributária e os encargos setoriais na geração e distribuição de energia elétrica, entre outras.

As propostas são resultados de uma série de seminários preparatórios ao Congresso realizado em meados deste ano pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

RESULTADOS - De acordo com a programação, até dezembro de 2010, o Sistema deverá fazer a análise e aprovação da agenda; em 2011, promoverá a adequação do Plano Estratégico da OCB e das organizações estaduais; e de 2011 a 2013 será realizado o acompanhamento, implementação e avaliação de tudo o que for decidido. Tudo será fiscalizado pelos 550 delegados, que receberão uma senha para seguir de perto o que será implementado.

Fonte: Brasil Cooperativo - 14/09/10

Share

Comment function is not open