Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

A computação em nuvem aplicada em Saúde

Muitos estabelecimentos de saúde, clínicas e hospitais de todos os portes têm enfrentado alguns desafios que são comuns na área de Tecnologia da Informação (TI). Para uma área que é essencial, mas muitas vezes não é considerada o “core” do negócio para a prática médica, os investimentos e custos de manutenção em TI são considerados altos quando é necessário manter uma estrutura mínima, moderna e atualizada com profissionais preparados em regime de 24 horas por dia. Além disto, a estrutura deve estar pronta para expansões e prever integrações entre sistemas futuros mantendo a qualidade e performance.

 

Para suprir algumas destas questões, entra em ação um conceito vago, como o próprio nome sugere, mas que hoje é uma das expressões mais comentadas nos últimos tempos: A computação em nuvem. Mas o que é computação em nuvem? Este artigo vai tentar esclarecer o que pode ser o futuro da computação aplicada a saúde em futuro breve.

 

A computação em núvem, significa disponibilizar na Internet alguns aplicativos e serviços que ficavam antes sob a responsabilidade da TI.

 

Para exemplificar podemos pensar no serviço de e-mail como o G-Mail ou Hotmail onde você pode ter acesso as suas mensagens de qualquer lugar desde que tenha uma conexão com a Internet. Entretanto, existe uma infinidade de outras aplicações como agendas de compromissos, discos virtuais de sistemas, armazenamento de fotos, vídeos, mensagem instantânea e redes sociais.

 

Este conceito aplicado ao uso corporativo promete eliminar preocupações rotineiras como o espaço físico no datacenter, gerenciamento de capacidades de armazenamento de dados, backup e atualizações. Também não é necessário dispor de computadores e servidores com grande capacidade de processamento. A nuvem tem o objetivo de fazer o processamento mais pesado de maneira remota para você, bastando apenas ter um PC comum com navegador ou um Smartphone ligado à Internet através de uma boa conexão para acessar e rodar qualquer aplicação que sua organização tenha na nuvem.

 

Entretanto, nem tudo é perfeito e alguns pontos precisam ser resolvidos, como questões referentes à segurança e confidencialidade dos dados. Confiar aplicativos de missão crítica e armazenar dados de pacientes a um terceiro exige uma visão ampla e aberta. Existem fundamentos para não confiar parte dos seus sistemas e arquivos altamente sensíveis sem antes conhecer devidamente onde ficarão ou como estarão protegidos.

 

Adotada corretamente, a computação em nuvem permite a implantação de aplicações que podem crescer facilmente dentro de uma estrutura tolerante a falhas e atualizada, retirando grande parte da responsabilidade de gerenciamento e sob a promessa de redução de custos. Para que esse tipo de computação seja considerado uma opção viável, é preciso que as empresas fornecedoras deste serviço assegurem a proteção e acessibilidade dos dados a um custo razoável. A velocidade de adoção ocorrerá quando houver melhoria dos serviços de Internet rápida (banda larga), melhor compreensão do conceito e mais casos de sucesso aplicados à saúde, área em que muito vem se falando sobre o tema, mas que pouco se mostrou até agora no Brasil.

 

É muito provável que, em um primeiro momento, diversas aplicações de saúde tornem-se acessíveis através da nuvem da Internet, enquanto banco de dados e sistemas sensíveis que contenham dados confidenciais do paciente sejam enviados externamente por questões de redundância e backup . Porém, não resta dúvida que esta tecnologia chegou para ficar, ainda que precise evoluir e crescer na área de saúde.

Fonte: Saúde Business Web - 20/08/10

Share

Comment function is not open