Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Mudanças nos planos de saúde privado proporcionarão assitência de alta qualidade

Segundo informações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os planos de saúde privados registraram, em dezembro de 2009, 42,9 milhões de beneficiários em planos de assistência médica e 13,2 milhões em planos odontológicos, em 1.516 operadoras de planos privados.

A partir do dia 07/06/2010, entrará em vigor as novas regras para os planos de saúde. Dos 50 milhões, aproximadamente 44 milhões de beneficiários, terão direito a 70 novas coberturas médicas e odontológicas. É o que afirma a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na Resolução Normativa nº 211.

As novas mudanças atualizarão o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, interferindo na cobertura mínima obrigatória oferecida pelas operadoras de plano de saúde, para todas as pessoas que possuem planos contratados a partir do dia 2 de janeiro de 1999. Dentre as alterações previstas, destacam-se entre as novas coberturas obrigatórias:

- Cirurgia por Vídeo no Tórax: mais de 26 novas cirurgias por este método;
- Exames laboratoriais: mais de 17 novos exames;
- Exames de genética: exames para orientação de tratamentos de alterações cromossômicas em leucemias;
- Promoção à saúde e prevenção de doenças: consultas com nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, além de exames preventivos como teste do olhinho (recém nascidos) e teste rápido de HIV em gestantes;
- Transplante de Medula Óssea;
- Saúde mental;
- Odontologia: 16 novos procedimentos;
- Novas tecnologias: implantes de marcapasso multissitio;

Algumas dessas coberturas demonstram um amadurecimento do órgão regulador, uma preocupação com o bom atendimento ao paciente e concomitantemente uma melhora nos custos assistenciais para as operadoras. É o caso da incorporação do PET-SCAN, um exame que detecta metástases e tumores com uma precisão nunca antes vista. Com isso, o paciente não precisará sofrer uma quimioterapia inócua ou uma cirurgia desnecessária, fazendo com que o valor do tratamento não exceda mais que o necessário. Outro exemplo são as videocirurgias de tórax, pois a diminuição das complicações que se tem com a toracotomia ameniza a permanência do paciente no leito.

A limitação de 180 dias para o tratamento psiquiátrico em hospital dia será extinta, isso levará ao acompanhamento sem interrupção dos casos graves, o que resultará em uma queda da frequência das crises agudas psiquiátricas, melhorará a aderência ao tratamento e evitará a internação hospitalar.

A normativa não traz mudanças apenas na lista de coberturas, há também uma série de outras alterações que irão ampliar o atendimento ao paciente. A cobertura de planos coletivos aos acidentes de trabalho e procedimentos de saúde ocupacional é um dos pontos relevantes da mudança. As novas regras também prevêem a cobertura integral nos casos em que as operadoras ofereçam internação domiciliar como alternativa à internação hospitalar, independentemente de previsão contratual - medicamentos e todos os materiais necessários ao paciente também estão inclusos neste pacote.

O tempo demonstrará que é possível uma sinergia de interesses do paciente, médicos, hospitais, governo e dos planos de saúde. Esta sincronia entre as partes permitirá que cada vez mais tenhamos uma assistência de alta qualidade com custos compatíveis de gestão.

*Shinomata é formado em Medicina pela Universidade Santa Casa de São Paulo, possui MBA Executivo Internacional em Ohio (EUA). É mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e superintendente da Unimed Seguros.

Fonte: Saúde Business Web - 21/04/10

Share

Comment function is not open