Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile + FacCred O FacMobile cria a conexão perfeita entre as instituições financeiras e seus associados/clientes. Uma fe...
FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...

Excelência em Processos - Estratégia de Negócio

Conheça os passos para condução de mudanças organizacionais definidas numa estratégia de negócio para transformação organizacional.
 
No artigo sobre Excelência em Processos de Negócio apresentamos o cenário atual na condução das atividades que geram os processos e por consequência resultam na prestação de serviços, no qual, apresentamos os pontos a serem trabalhados.

Apresentaremos os passos para condução de mudanças organizacionais definidas numa estratégia de negócio para transformação organizacional e prover a excelência em processos de negócio, ou seja, prestação de serviço. Desta forma, organizamos as publicações em: Estratégia de Negócio; Modelagem de Processos; Análise de Processos; Diagramação de Processos; Monitoramento e Controle; Proposição / Transformação.

Abordaremos onde começam as iniciativas para a melhoria que é na Estratégia de Negócio. Devem-se encontrar as enfermidades organizacionais, ou seja, a dor (pain) que gera um mal estar nos resultados desejados, ou seja, gera impacto em relação ao sacrifício financeiro para obtenção do lucro - Custo, onde uma operação toma mais recursos para produzir o resultado aumentando o dispêndio e onerando os gastos, um processo deve ser modelado para fazer mais com menos. Sendo o Lucro um indicador de desempenho, devemos aprimorar os processos para otimizar os direcionadores de custos sem que percam suas funcionalidades como forma de ampliar os objetivos estratégicos de desempenho.  

A Estratégia de Negócio concebe um planejamento definido através do entendimento das metas organizacionais sejam para: melhorar o desempenho organizacional; inovar ou renovar em muitas ações ou operações para obter o resultado desejado de forma que possa aumentar a produtividade operacional com o advento da qualidade; redução de custo para oferecer um melhor preço e aumentar a participação no mercado garantindo a empregabilidade obtendo o retorno sobre o investimento; adequar os processos aos objetivos estratégicos, desta forma reduzir os custos com as operações e potencializar o indicador de desempenho - lucro; administrar a expectativa com atributos que dimensionem a entrega (prestação) do serviço; constituir ou ampliar os diferenciais competitivos com o objetivo de aumentar a fatia de mercado (market share) ou promover a marca (branding); integrar estratégia, processos, pessoas e sistemas de forma que possam canalizar esforços e estabelecer uma unidade de direção, através da definição de expectativa de performance.
 
Desta forma, o primeiro passo para prover a Excelência em Processos de Negócio na Estratégia de Negócio é definir "o que" será o estudo para promoção da melhoria e otimização do desempenho organizacional e conceber um estudo de viabilidade técnica e econômica que constitui o "como" de forma sintética e apresentar cenários favoráveis e desfavoráveis para as medidas avaliadas, bem como o desembolso financeiro, payback, solvência e o custo do capital.

A Estratégia de Negócio deve apurar as situações que geram mais ônus ao bolso que é reflexo da operação e transformar em bônus. Imagine toda cadeia de relacionamento de processos pelo qual uma solicitação de cirurgia com OPME (Órtese, Prótese e Materiais Específicos) percorre nas diversas áreas funcionais de um hospital e principalmente da operadora/seguradora e com inúmeras regras de negócio envolvidas, certamente este acrônimo causa furor em diversos aspectos e com um desembolso financeiro e esforço significativo e muitos problemas a serem solucionados, e também pelos inúmeros processos que a realização de uma exame Anatomo Patológico percorre, desde a coleta da peça cirúrgica no hospital até o diagnóstico.

Desta forma apresentamos os fatores chave para alcance da Excelência em Processos:

Processos de Negócio e Cadeia de Valor

Mapear as atividades essenciais de negócio.
Atribuir de papéis e responsabilidades através dos agentes e atores dos processos.
Monitorar e controlar continuamente os processos.
 

Institucionalizar os Processos

Colaborar os processos - ferramenta de disseminação de conhecimento como SharePoint para publicar operações, processos, regras de negócio, instrução de trabalho com relacionamento entre si e criar dashboards para gerenciar os processos.
Gerenciar a governança de processos, aliados a pessoas, sistemas e a estratégia.
Gerenciar mudanças organizacional com implementações de proposições, melhorias e inovação.
 

Padronizar Processos e Operações

Adotar metodologia de diagramação de fácil entendimento a todos os níveis organizacionais para disseminação do conhecimento e elevação da maturidade.
Documentar todos os processos e publicar num portal de colaboração como SharePoint com relacionamento com outras entidades.
Gerenciar a diversidade e complexidade dos processos através de um painel de controle.
 

Contudo é importante avaliar os critérios de um projeto de processos:


A viabilidade da opção de projeto - podemos fazê-la? Quais investimentos financeiros e gerenciais serão necessários?

A aceitabilidade da opção de projeto - queremos fazê-la? Qual retorno em melhoria
de desempenho e financeira dará?

A vulnerabilidade de cada opção de projeto - queremos correr o risco? Quais riscos corremos se as coisas saírem errado?


*Emerson Navajas: Consultor em Gestão de Processos e Projetos e Consultor em Estratégia de Negócio

Fonte: Saúde Business Web - 24/03/10

Share

Comment function is not open