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RN 226: Conciliação entre operadoras e consumidores

Resolução 226 da ANS auxilia relacionamento entre operadora e consumidor Implantada em agosto de 2010, a Resolução Normativa n° 226, que institui a Notificação de Investigação Preliminar (NIP), solucionou cerca de 62% dos procedimentos em que houve seu intermédio. Criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a ferramenta colabora para a conciliação entre operadoras de planos de saúde e consumidores. Além disso, de acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Seguro, Henrique Oti Shinomata, o mecanismo agiliza a resolução de casos em que ocorrem negativas de cobertura assistencial.

“Após o recebimento da demanda de negativas de cobertura, a operadora é notificada e tem cinco dias para justificar sua decisão à ANS.

Depois disso, há uma análise da Comissão Técnica da Agência, que avalia se há razão para a negativa”, Shinomata acrescenta que a utilização da NIP pode auxiliar as operadoras, visto os altos níveis de processos judiciais na área de saúde nos últimos anos.

Entre os anos de 2003 e 2008, por exemplo, foram gastos R$ 76 milhões com custos judiciais, e somente em 2009, R$ 83 milhões. Ele comenta ainda que há possibilidade de as operadoras implantarem em suas estruturas núcleos especializados em NIP.

Dessa maneira, a equipe, com especialistas das áreas de direito, médica e administrativa, focaria no atendimento ao consumidor, o que resultaria em um custo anual de R$ 230 mil.

Por se tratar de um método recente no mercado, a RN ainda não possui números exatos das operadoras que a aderiram. Entretanto, há projeções de que a maioria das 1,84 mil empresas registradas na Agência responderam o formulário enviado via email pela ANS, por conta do retorno financeiro proporcionado pela redução de custos com processos, conforme Shinomata.

 

Camila Alcova - Revista Cobertura – 02/02/11

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