Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile + FacCred O FacMobile cria a conexão perfeita entre as instituições financeiras e seus associados/clientes. Uma fe...
FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...

Novas Normas Brasileiras de Auditoria devem ser aplicadas a partir de 2010

A auditoria independente de demonstrações financeiras de todas as empresas com exercícios iniciados a partir de janeiro de 2010 deverá obrigatoriamente ser feita utilizando as novas Normas Brasileiras de Auditoria.

A auditoria independente de demonstrações financeiras de todas as empresas com exercícios iniciados a partir de janeiro de 2010 deverá obrigatoriamente ser feita utilizando as novas Normas Brasileiras de Auditoria, aprovadas no final de novembro pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

As 37 Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) estão convergidas ao padrão internacional.



A aprovação das NBCs de auditoria, editadas pelo CFC em consonância com as internacionais, editadas pela Federação Internacional de Contadores – IFAC (International Federation of Accounting), resultado de um minucioso processo de convergência desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) em conjunto com o CFC, é de grande relevância para o setor de Auditoria Independente, além de muito importante para a economia brasileira.


O Comitê Gestor da Convergência no Brasil, coordenado conjuntamente pela Presidente do Ibracon Nacional, Ana María Elorrieta, e pela conselheira do CFC Verônica Souto Maior, trabalhou mais de um ano, iniciando a tarefa a partir da tradução das International Standards on Auditing (ISAs) e, posteriormente, fazendo a revisão dos textos, que passaram por audiência pública e foram finalizados conforme as sugestões pertinentes. Todo esse trabalho só foi possível com a participação de profissionais associados ao Ibracon e representantes do CFC que se dedicaram ao projeto.


As normas aprovadas inclusive mantêm a numeração original da IFAC para facilitar as citações e revisões futuras em cruzado das normas internacionais e, principalmente, para deixar transparente a equivalência entre as normas brasileiras e as internacionais. O Comitê Gestor, criado pelo CFC em 2007, coordena o trabalho de convergência de normas das áreas de auditoria, de assuntos regulatórios e contabilidade para o setor privado e o setor público, sendo que  o alinhamento da contabilidade societária ao padrão internacional (IFRS) é operacionalizado fundamentalmente através do trabalho do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).


Ana María Elorrieta ressalta que a publicação dessas 38 normas (37 NBC TA e uma NBC PA) é um marco relevante na economia brasileira, pois impulsiona a utilização de normas internacionais. O Banco Central do Brasil (Bacen), por exemplo, já havia determinado que as auditorias das demonstrações financeiras consolidadas a partir de 2010 sejam realizadas obrigatoriamente utilizando as normas internacionais.

Outras normas estão sendo também emitidas relativas a normas de revisão, e de serviços correlatos que se juntam à norma já emitida em fevereiro de 2009 pelo CFC, a norma de asseguração - NBC TO. Adicionalmente o Ibracon e o CFC estão preparando a tradução e revisão de outros materiais da IFAC, que servirão de apoio para a adoção dessas normas pelas pequenas e médias firmas de auditoria, principalmente ajudas práticas para implementação da norma de controle de qualidade..
 
Educação à distância
Para manter os profissionais atualizados, o Ibracon está desenvolvendo com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) um programa de treinamentos à distância.
Os treinamentos, que serão de importante aproveitamento para pequenas e médias firmas de auditoria de todo o País, têm a finalidade de instrui-las sobre a adoção das novas normas, possibilitando que os profissionais de auditoria independente estejam preparados para atuar a partir das novas regras.
 
Confira as NBC aprovadas
NBC PA 1 - Controle de qualidade para auditores (pessoas jurídicas e físicas) que executam exames de auditoria e revisões de informação contábil histórica, outros trabalhos de asseguração e serviços correlatos
NBC_PA_03 - Independência
NBC TA 02 - Estrutura conceitual para trabalhos de asseguração
NBC TA 200 - Objetivos gerais do auditor independente e a condução de uma auditoria em conformidade com normas de auditoria
NBC TA 210 - Concordamos com os termos de trabalho de auditoria
NBC TA 220 - Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis
NBC TA 230 - Documentação de auditoria
NBC TA 240 - Responsabilidade do auditor relacionada com fraude em auditoria de demonstrações contábeis
NBC TA 250 - Consideração de leis e regulamentos em auditoria de demonstrações contábeis
NBC TA 260 - Comunicação com os responsáveis pela governança
NBC TA 265 - Comunicação de deficiências do controle interno
NBC TA 300 - Planejamento de uma auditoria de demonstrações contábeis
NBC TA 315 - Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimentod a entidade e do seu ambiente
NBC TA 320 - Materialidade no planejamento e na execução de auditoria
NBC TA 330 - Resposta do auditor aos riscos avaliados
NBC TA 402 - Considerações de auditoria para a entidade que utiliza uma organização prestadora de serviços
NBC TA 450 - Avaliação de distorções identificadas durante a auditoria
NBC TA 500 - Evidência de auditoria
NBC TA 501 - Evidência de auditoria - Considerações específicas para itens selecionados
NBC TA 505 - Confirmações externas
NBC TA 510 - Trabalhos iniciais, saldos iniciais
NBC TA 520 - Procedimentos analíticos
NBC TA 530 - Amostragem em auditoria
NBC TA 540 - Auditoria de estimativa contábil, inclusive do valor justo, e divulgações selecionadas
NBC TA 550 - Partes relacionadas
NBC TA 560 - Eventos subsequentes
NBC TA 570 - Continuidade operacional
NBC TA 580 - Representações formais
NBC TA 600 - Considerações especiais - Auditorias de demonstrações contábeis de grupos (incluindo o trabalho dos componentes)
NBC TA 610 - Utilização do trabalho de auditoria interna
NBC TA 620 - Utilização do trabalho de especialistas
NBC TA 700 - Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis
NBC TA 705 - Modificações na opinião do auditor independente
NBC TA 706 - Parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos no relatório do auditor independente
NBC TA 710 - Informações comparativas - Valores correspondentes e demonstrações contábeis comparativas
NBC TA 720 - Responsabilidade do au ditor em relação a outras informações incluídas em documentos que contenham demonstrações contábeis
NBC TA 800 - Considerações especiais - Auditorias de demonstrações contábeis elaboradas de acordo com estruturas conceituais de contabilidade para propósitos especiais.
NBC TA 805 -  Considerações especiais - Auditoria de quadros isolados das demonstrações contábeis e de elementos, contas ou itens específicos das demonstrações contábeis.
NBC TA 810 - Trabalhos para a emissão de relatório sobre demonstrações contábeis condensadas. (Fonte: Assessoria de Imprensa IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil)

Fonte: Brasil Cooperativo - 18/12/09

Share

Comment function is not open