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Índice de Reclamações sobre operadoras de planos de saúde

Está disponível no sítio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) uma nova versão do Índice de Reclamações sobre operadoras de planos de saúde. Com o novo método adotado, o índice passa a ser calculado mensalmente. Dessa forma, é possível saber a posição da operadora na lista de reclamações a cada mês e também o índice acumulado do ano. Para que seja possível comparar uma ou mais empresas, os dados estão listados de acordo com o porte das operadoras: grande (mais de 100 mil beneficiários), médio (de 20 mil a 100 mil) e pequeno (menos de 20 mil).

O cálculo do Índice de Reclamações é feito considerando-se o total de reclamações recebidas pela Central de Relacionamento da ANS e o total beneficiários de todas as operadoras no mesmo período. São consideradas as reclamações com indícios de irregularidades Mesmo que a reclamação não dê origem a processo administrativo contra a operadora ou que tenha sido corrigida a irregularidade apontada em eventual processo administrativo instaurado a partir de uma reclamação, ela continua fazendo parte do cálculo do Índice enquanto for referente ao período analisado.

O Índice de Reclamações é mais um mecanismo desenvolvido pela ANS para o apoio à decisão dos beneficiários. A fonte de consulta será de grande utilidade na contratação de um novo plano e, também, para o exercício do direito à mobilidade com portabilidade de carências.

A listagem completa pode ser acessada pela área de Consultas, no menu principal do sítio da ANS, ou pelo perfil Consumidor no item Parâmetros de Avaliação.

Fonte: ANS - 24/09/09

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