O Banco Central do Brasil passou a divulgar em sua página na internet,a lista dos ouvidores dos bancos e os canais de contato das ouvidorias com o cidadão. A medida tem o objetivo de facilitar a comunicação entre o cidadão e as instituições, principalmente no que diz respeito à solução de eventuais conflitos entre as partes. A divulgação da lista reforça o compromisso institucional do Banco Central de contribuir cada vez mais para o processo de fortalecimento da cidadania.
A divulgação dos contatos dos ouvidores faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Banco Central para melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A informação dará ao cidadão maior possibilidade de conhecer e acessar os canais de atendimento ao público disponibilizados pelas instituições financeiras.
As ouvidorias dos bancos não substituem os canais convencionais de atendimento. O cliente ou usuário deve procurar: 1) o responsável por sua conta ou o gerente da agência; 2) o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) de seu banco (por telefone ou internet). Se os canais acima não oferecerem uma solução, será hora de buscar a ouvidoria.
Desde 2007 as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central são obrigadas a ter ouvidorias. A exigência veio com a resolução 3.477 e visa assegurar o cumprimento das normas legais relativas aos direitos do consumidor e atuar como canal de comunicação entre a instituição, os clientes e usuários de seus serviços, inclusive mediando conflitos.
Brasília, 10 de setembro de 2009
Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462