Maior banco privado do País, o Itaú Unibanco deu ontem um passo importante para atingir a liderança de um segmento de mercado onde tradicionalmente fica atrás do Bradesco, seu principal concorrente. A instituição associou-se à seguradora Porto Seguro, que encabeça o ranking brasileiro na área de automóveis.
Na sexta-feira, a Porto Seguro divulgara fato relevante no qual informava que, após meses de negociação, não havia chegado a um acordo com o Bradesco. O objetivo era firmar uma parceria semelhante à que foi fechada com o Itaú Unibanco.
"Queríamos uma forma de controle sobre a operação de ramos elementares (como automóveis). Eles (Bradesco) queriam compartilhar (o controle). Nós não queríamos", explicou o presidente da Porto Seguro, Jayme Garfinkel. "O Itaú é mais democrático e aberto."
Formalmente, o Itaú Unibanco não se tornou o líder em seguros porque, como frisaram os controladores do banco ao explicar o negócio, trata-se de uma associação nas áreas de seguros residenciais e de automóveis.
Fonte: Em tempo real - 25/08/09