Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Demanda das empresas por crédito retorna, em julho, ao patamar pré-crise

Após ter desacelerado em junho, a procura das empresas por crédito voltou a crescer mais fortemente em julho, elevando-se em 5,5% na comparação com o mês anterior.

Foi a quinta alta mensal consecutiva do Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, prosseguindo na trajetória de recuperação iniciada ao final do primeiro trimestre deste ano.

Tal resultado fez com que a quantidade de empresas que buscaram crédito no país em julho superasse, pela primeira vez em 2009, o patamar verificado em outubro do ano passado, ou seja, a procura das empresas por crédito retornou ao nível pré-crise.

Em termos de variação anual, isto é, contra o mesmo mês do ano passado, julho de 2009 apresentou recuo de 2,7% perante igual mês de 2008. No acumulado dos primeiros sete meses de 2009, o recuo na demanda das empresas por crédito foi de 6,1% em relação ao mesmo período de 2008.

Vale mencionar que, por ser um semestre sazonalmente mais aquecido, a demanda das empresas por crédito deverá continuar registrando elevação ao longo do segundo semestre de 2009, diminuindo as taxas negativas de variação anual no decorrer dos próximos meses, fenômeno que também será favorecido pelas bases mais baixas de comparação (a demanda das empresas por crédito entrou em declínio na maior parte do segundo semestre de 2008, por conta do agravamento da crise financeira internacional).

A região que apresentou o maior crescimento na demanda das empresas por crédito em julho foi o Nordeste, com elevação de 12,1% em relação ao mês anterior. Todas as demais regiões, com exceção da região Sul, também registraram crescimento mensal positivo em julho.

No acumulado anual, o Norte vem mantendo o melhor desempenho dentre as demais regiões, registrando um recuo de 0,9% na procura de suas empresas por crédito durante os primeiros sete meses de 2009.

O Sul, seguido pelo Sudeste, são as regiões onde as quedas acumuladas na procura de suas empresas por crédito encontram-se entre as mais acentuadas.

Na classificação por porte, o destaque no crescimento da demanda das empresas por crédito em julho foram as micro e pequenas empresas com crescimento de 5,7%, seguidas pelas grandes empresas com alta de 5,0% no mês passado.

No acumulado de 2009, vale notar que as grandes empresas já registram variação positiva em suas procuras por crédito, justificadas, em grande parte, pelo fato de terem voltado para o mercado financeiro doméstico, tendo em vista as dificuldades impostas pela crise financeira internacional às captações de recursos externos.

Na análise por setor econômico, o de Serviços continua se destacando na elevação da demanda por crédito, apontando alta de 6,2% em julho, seguido pelo Comércio (5,1%), e, por fim, pela Indústria (4,5%).

Também no acumulado do ano, os Serviços, com queda de 5,7%, vem acusando desempenho melhor que os demais. Tal comportamento é explicado pelo fato de que esse segmento pouco depende da demanda externa, profundamente atingida pela crise internacional.

Seu dinamismo é determinado, fundamentalmente, pelo mercado doméstico, o qual foi,de certa forma, preservado pelas medidas anti-crise levadas a cabo pelo Governo Federal.

Empresas
Construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs, cerca de 1,2 milhão, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.

A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100).

O início é 2008. O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Serasa Experian
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, lançado em 17 de março de 2009, nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única.

Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

Os 400 mil clientes da Serasa Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia, em todo o Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam contando, mais do que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida credibilidade da maior empresa do mercado de soluções de informações da América Latina.

A Serasa Experian reafirma o seu compromisso de gestão comprometida com a máxima qualidade para seus 2.600 profissionais, seus clientes, seus acionistas, seus fornecedores e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável. (Fone: Maxpress Net)

Fonte: Agência DIAP - 18/08/09

Share

Comment function is not open