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A ANS, agência reguladora do setor, desenvolveu índice de análise que responde a duas questões essenciais: acesso aos serviços e capacidade de pagamento pela operadora. São quesitos práticos mensuráveis, fornecidos pelas próprias operadoras. Oferece a possibilidade de revisão pelas empresas antes de ser publicado, para correção de algum dado ou inserção de complementar informação.

Ainda que possa ser aprimorado, é um instrumento que sinaliza a distribuição das centenas de operadoras numa mesma escala e com mesmo critério de aferição. 

As operadoras informam em caráter e formato único uma mesma série de dados, que aplicados resultam na classificação em 5 grupos.  Os menores índices correspondem a falta de informação ou não atendimento ao desempenho mínimo e, conseqüentemente, os maiores informam bom desempenho da operadora.

Na publicação recente, com os resultados apurados sobre o desempenho do ano de 2008, a ANS passou a disponibilizar além da avaliação geral outros quatro grupos de dados: Atenção à Saúde; Desempenho Econômico Financeiro; Desempenho Estrutural e Operação e Satisfação dos Usuários, até então de acesso restrito à própria operadora.

Essas informações têm duas importantes aplicações, pelo contratante (coletivo ou consumidor) como orientação para adesão ou manutenção do contrato, e para a própria operadora, como indicador de deficiências que precisam ser sanadas - para a saúde da própria empresa.

Identificamos no resultado de 2008 que 80% das operadoras, correspondendo a 55% dos beneficiários, estão abaixo da 4ª. (penúltima) faixa de pontuação (0,60 a 0,79). Ou seja, o segmento deixa a desejar nos quesitos mínimos de qualificação da agência reguladora.

Infelizmente não estão disponíveis os resultados de 2007 para comparação e análise de melhora ou piora destas operadoras frente ao levantamento anterior.

Fonte: Plurall - 17/08/09

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