Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Planos de saúde ajudam a combater a gripe suína em BH

Operadoras de planos de saúde serão convocadas para participar da guerra à gripe suína. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) vão se reunir com representantes da rede suplementar com o objetivo de ampliar o atendimento a casos suspeitos em Belo Horizonte. “Vamos acertar com os planos de saúde a forma de ação”, diz o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, que na sexta-feira teve um encontro com diretores de escolas particulares. A partir de segunda-feira, as equipes do Programa de Atenção Domiciliar (PAD), que atendem pacientes em casa, serão reforçadas: passarão de nove para 18 grupos. A tentativa é de suprir a demanda de visitas. Apenas na sexta-feira, foram marcadas 50 coletas domiciliares.

Além disso, foi aberto sexta-feira, na capital, que acumula 45 confirmações da gripe, um novo ambulatório de referência no tratamento e identificação dos infectados pelo vírus H1N1. A unidade, com capacidade para 50 consultas médicas diárias, funciona no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) e é exclusiva para pacientes encaminhados pela triagem da Secretaria de Estado de Saúde, feita pelo 0800-283-2255. Na semana que vem, o Hospital Eduardo de Menezes também vai inaugurar uma ala especializada nesse tipo de serviço.

As estratégias de combate à nova gripe se devem ao preocupante aumento do número de casos em Minas nos últimos dias. Na sexta-feira, houve três novas confirmações de H1N1 no estado. Uma delas é de uma pessoa de 33 anos, que teve contato com infectados do Colégio Marista Dom Silvério, no Bairro São Pedro na, Região Centro-Sul de BH, que suspendeu as aulas terça-feira, depois da confirmação de infectados entre alunos e professores. A escola soma 23 casos, depois que um estudante de 8 anos viajou com os pais, no feriado de Corpus Christi. Os outros dois são de duas mulheres, ambas de 23 anos, que chegaram da Argentina. Ao todo, Minas tem 60 infectados pela nova gripe, 88 casos suspeitos e 108 descartados.


A Unimed-BH confirma, em nota, participação na reunião com a SMSA e que, para acompanhar a situação da gripe e planejar a forma de enfrentá-la, criou um gabinete de acompanhamento da doença, formado por epidemiologistas e infectologistas.

Atendimento

O Ambulatório do Hospital das Clínicas para influenza A está pronto para receber os casos suspeitos em quatro consultórios médicos. Tem área de coleta de material para exame de identificação do vírus e sala de observação. Equipes formadas por dois médicos infectologistas, um pediatra, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem se revezam no atendimento todos os dias da semana, das 7h às 19h. A previsão é de que uma média de 30 adultos e 20 crianças sejam submetidas às consultas diariamente.

No primeiro dia de funcionamento do ambulatório, foram atendidos 16 pacientes com suspeita da gripe. Apenas uma criança, de 6 anos, que teve contato com uma pessoa do Colégio Marista Dom Silvério, foi encaminhada à unidade de internação do HC. Ela apresenta sintomas, mas o estado de saúde é estável. Um casal que estava no Chile também foi internado sexta-feira. Ainda continuam em observação dois menores, de 13 e 3 anos, estáveis clinicamente.

Segundo o diretor clínico do HC, Antônio Luiz Ribeiro, os pacientes serão examinados e medicados no ambulatório e os considrados mais graves serão internados no próprio hospital. “A política de atenção aos casos suspeitos estava voltada para o atendimento domiciliar e para encaminhamento, em situações clinicamente mais complicadas, às unidades de saúde. Mas o grande número de casos dos últimos dias mostra que essas estratégias não são mais tecnicamente possíveis. Por isso, vamos reforçar os pontos de atenção e abrimos o ambulatório para receber as pessoas encaminhadas pelo setor de triagem do 0800.”

Mais leitos

Segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o Hospital Eduardo de Menezes vai abrir, na próxima sexta-feira, outro ambulatório de referência para o tratamento da influenza A. A unidade, com 49 leitos de isolamento respiratório para a gripe suína, vai ganhar uma ala especial com três consultórios médicos, área de coleta de material para exame e sala de observação. Assim como o ambulatório do HC, o novo centro de saúde do Eduardo de Menezes só vai receber casos encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Disque Epidemiologia: 0800-283-2255

Funcionamento das 7h às 22h

Ligar somente nos seguintes casos:

Se sentir sintomas da doença, como febre acima de 37,5 graus, acompanhada de tosse ou dor de garganta, depois de viagem ao exterior

Se apresentar sintomas da doença depois de ter contato, nos últimos 10 dias, com pessoa classificada como caso suspeito.

Fonte: Estado de Minas - 27/06/09 

Share

Comment function is not open