Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Febraban apresenta novo sistema de débito direto

A implantação do sistema de débito direto autorizado (DDA), por meio do qual os bancos pretendem substituir os boletos bancários enviados pelo correio por cobranças eletrônicas, deve reduzir pela metade a impressão de documentos em um prazo de três anos. A expectativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que apresentou nesta quinta-feira a inovação, prevista para entrar em operação no dia 19 de outubro deste ano, no congresso de automação bancária CIAB.

Estima-se que atualmente sejam emitidos 2 bilhões de boletos de cobrança por ano, com um valor médio de R$ 1 mil cada. O DDA estará disponível para faturas como mensalidades escolares, planos de saúde, condomínios e financiamentos. As cobranças de concessionárias de serviços públicos não entram no sistema nesta primeira fase.

Segundo o coordenador do projeto DDA na Febraban, Leonardo Ribeiro, a adesão ao sistema será uma opção de cada cliente, e não do banco ou do cobrador. O otimismo da Febraban em relação ao serviço se justifica pela conveniência, afirma Ribeiro.

Caso opte pelo DDA, em vez de receber as cobranças pelo correio, o cliente terá acesso às contas a pagar emitidas por qualquer banco na tela do seu internet banking, caixa eletrônico ou pelo atendimento telefônico. "Com uma base de 170 mil caixas eletrônicos e 32 milhões de contas acessadas pela internet, existe um potencial grande para o sistema", destaca Ribeiro.

A opção de pagar ou não a fatura também é do cliente, e nada muda na relação com o banco caso o pagamento não seja efetuado, assim como já acontece na cobrança tradicional pelo correio, esclarece. Ribeiro afirma que os bancos poderão cobrar pela facilidade, mas a estratégia ficará a cargo de cada instituição.

O coordenador da Febraban ressalta a economia com os custos postais e de impressão com a adoção do DDA, embora não haja uma estimativa de valores. "A redução de custos beneficiará principalmente o cobrador da fatura, responsável pela impressão de 60% dos boletos emitidos", avalia.

Outro benefício para quem recebe via DDA é a redução no ciclo de cobrança. Supondo que o cliente pague a fatura assim que a recebe, o tempo entre a emissão do documento e a liquidação leva em média, sete dias, enquanto com o DDA esse prazo cai para dois dias, de acordo com a Febraban. Existe ainda um ganho ambiental: o boleto eletrônico pode evitar o uso anual de 1 bilhão de litros de água e a emissão de dióxido de carbono na impressão das faturas.

A adoção do DDA também tende a reduzir as cobranças indevidas ou não solicitadas recebidas pelos clientes, segundo Ribeiro. Isso porque, ao contrário do modelo tradicional, os cobradores terão de registrar os pedidos nos bancos, o que torna esse tipo de procedimento mais difícil, considera.

A partir da próxima segunda-feira, os bancos estão autorizados a divulgar o sistema entre os clientes e fazer uma espécie de "pré-cadastramento" de interessados, segundo o coordenador do projeto. Instituições financeiras responsáveis pela emissão de 99% dos boletos emitidos no País já estão em fase de testes com a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável pelo DDA.

Fonte: Estado de Minas - 19/05/09

Share

Comment function is not open