Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Cooperativismo do PR ocupa papel de vanguarda, diz ministro

Mangabeira Unger quer disseminar experiências do Paraná em todo o País

"O cooperativismo do Paraná ocupa um papel de vanguarda no Brasil", afirmou o ministro de Assuntos Estratégicos e coordenador do Programa Amazônia Sustentável (PAS), Roberto Mangabeira Unger, na segunda-feira (11/5). Ele esteve em Medianeira (PR) para conhecer o trabalho desenvolvido pelas cooperativas agropecuárias paranaenses. "Eu vim para recolher as lições dessas experiências e ver de que forma podemos utilizá-las como exemplo para o País. Também quero entender os problemas do cooperativismo agrícola do Paraná".

Segundo ele, o Brasil tem interesse estratégico em que essa experiência exemplar do cooperativismo agrícola supere os seus problemas e possa ajudar a apontar o caminho para o País. "Tudo isso ganha uma importância ainda maior no contexto da crise mundial. O Brasil pode ascender a um lugar preeminente na agricultura do mundo se nós definirmos o nosso caminho corretamente", afirmou o ministro durante entrevista coletiva concedida aos jornalistas da região Oeste do Estado. Mangabeira Unger veio ao Paraná acompanhado do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Na segunda-feira (11/5), eles estiveram nas cooperativas Lar e Copacol. Foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e nesta terça-feira (12/5) de manhã, os ministros conheceram a cooperativa Coamo, em Campo Mourão. À tarde, visitam a Agrária, em Guarapuava.

De acordo com Mangabeira Unger, a agricultura brasileira é de importância decisiva para o mundo, mas, sobretudo, é importante para o próprio País, sendo que o setor é fundamental  dentro do novo modelo de desenvolvimento que está sendo construído. "O Brasil está em busca de um novo modelo de desenvolvimento baseado em ampliação de oportunidades econômicas e educativas. O terreno privilegiado para avançarmos nesse caminho é a agricultura", afirmou. "São três as grandes aspirações que orientam esse projeto: a primeira é superar o contraste meramente ideológico entre agricultura familiar e agricultura empresarial. Não há duas agriculturas. Só há uma e o que nós queremos é dar características empresariais à agricultura familiar. A segunda aspiração orientadora é fomentar a industrialização rural, a agregação de valor no campo. Não queremos o contraste entre cidade cheia e campo vazio. Queremos uma vida rural variada e vibrante. E a terceira aspiração que baliza o caminho é construir uma classe média rural forte", completou o ministro.

Oportunidade única - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, destacou na manhã desta terça-feira (12/05), em Campo Mourão, o momento inédito vivenciado pelo cooperativismo paranaense com a visita de Mangabeira Unger e Stephanes. "É uma oportunidade única para nós recebermos a visita de dois ministros simultaneamente. É a primeira vez que isso acontece", afirmou. Koslovski lembrou que o ministro da Agricultura é um profundo conhecedor e apoiador do cooperativismo. "Já o ministro Mangabeira tem a missão de estabelecer um plano estratégico e nós queremos oferecer subsídios que atendam aos anseios desse trabalho", acrescentou.

Koslovski frisou ainda a importância do estabelecimento de uma política de garantia de renda por parte do governo federal e a necessidade de promover melhorias que propiciem o aumento da competitividade do agronegócio brasileiro. "Nós somos muito bons da porteira para dentro, mas da porteira para fora enfrentamos ainda vários obstáculos ligados a questões logísticas, de infraestrutura e tributárias, por exemplo", reforçou.

Ele também salientou a importância de fortalecer as cooperativas de crédito. "Elas devem funcionar como molas propulsoras dentro do cooperativismo, como ocorre nos Estados Unidos e na Europa", disse. O presidente da Ocepar defendeu ainda um aporte maior de capital para viabilizar o sistema cooperativista e agilidade na solução dos problemas ambientais. Com informações das Assessorias de Imprensa Lar, Copacol e Coamo)

Fonte: Brasil Cooperativo - 12/05/09

Share

Comment function is not open