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Unimed-BH lança serviço de aconselhamento médico por telefone

A Unimed-BH acaba de lançar um novo benefício que trará mais segurança e comodidade para cooperados e clientes. O Alô Saúde é um serviço 24 horas de aconselhamento e orientação em saúde, prestado por médicos treinados em telemedicina.

Para a Cooperativa, o maior ganho esperado é a organização do acesso e do percurso assistencial do cliente em sua rede. Isso porque, quando não conseguir falar com seu médico de referência, o cliente poderá receber, por telefone, orientação de profissionais capacitados, evitando a busca desnecessária por unidades de pronto-atendimento (PA).

O Alô Saúde entrou em funcionamento, como piloto, ontem, dia 4 de maio. Inicialmente, o serviço é oferecido aos colaboradores da Unimed-BH e de outras 102 empresas, beneficiando 133 mil pessoas. O telefone do Alô Saúde é 4002-3100 e o cliente paga apenas o custo de uma ligação para telefone fixo.

É importante ressaltar que o serviço tem o objetivo de aconselhar o cliente, mantendo um monitoramento remoto da situação quando necessário. O Alô Saúde não abrange pedido de exame, diagnóstico, indicação de tratamento ou terapia.

Portanto, de acordo com a necessidade, o usuário é orientado a procurar um cooperado, de preferência aquele com quem já tenha vínculo, ou um serviço de urgência, seja uma unidade de pronto-atendimento ou a Atenção Pré-Hospitalar (APH).

"Um dos grandes benefícios do Alô Saúde será diminuir a procura por pronto-atendimento e fixar esses clientes nos consultórios dos cooperados. Dessa forma, vamos reforçar o vínculo médico-paciente e o papel do consultório médico como referência primeira para quem precisa de atendimento”, destaca Luiz Otávio Andrade, diretor de Provimento de Saúde.

O sistema adotado pelo serviço é a Telemedicina, conceito reconhecido no Brasil e no mundo e que se baseia em protocolos validados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Americana de Telemedicina (ATA, na sigla em inglês).

Para oferecer o Alô Saúde, a Unimed-BH firmou parceria com a MedAlliance, empresa que conta com 500 call centers e 30 milhões de usuários nos Estados Unidos. Pioneira nesse tipo de serviço na América Latina, a empresa atua no Brasil há seis anos e já tem três centrais telefônicas no País.

A empresa conta com um sistema informatizado de apoio ao atendimento e mais de 500 protocolos clínicos testados mundialmente, licenciados e traduzidos com exclusividade.

Em 2008, a procura por serviços de pronto-atendimento na Unimed-BH cresceu 12,4%, chegando a 870 mil atendimentos. Cerca de  82% dos casos atendidos nos prontos-atendimentos próprios da Cooperativa no ano passado não foram situações de urgência e emergência.

Fonte: Plurall - 05/05/09

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