Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile + FacCred O FacMobile cria a conexão perfeita entre as instituições financeiras e seus associados/clientes. Uma fe...
FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...

Portabilidade de carência não agita mídia

Em abril entrou em vigor a Resolução Normativa no 186, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que permite ao consumidor a mudança de plano de saúde levando consigo as carências já cumpridas.

É a chamada portabilidade de carências. No entanto, diferentemente da portabilidade na telefonia, que gerou uma grande movimentação no setor e ensejou uma série de ações de marketing das operadoras de telecomunicação, a portabilidade de carências parece que não desencadeará campanhas focadas na atração de novos clientes.

Isso se explica, em parte, pela complexidade do processo para o usuário mudar de operadora e pela própria política do mercado de compra de carências. As operadoras têm optado pela estratégia do esclarecimento aos consumidores.

A Golden Cross, por exemplo, colocou no ar na madrugada do dia 15 de abril, data na qual a resolução entrou em vigor, um hot site com informações sobre a portabilidade, e ainda disponibilizou uma central de atendimento exclusiva.

"Nós nos preparamos para um movimento em busca de informações. Há uma demanda razoável por esclarecimentos, mas poucas pessoas estão portando. Não acredito que teremos um boom. Bem ou mal, o mercado já tinha uma política agressiva de compra de carência. Não teremos campanhas. Cogitamos, mas vamos esperar para ver como o setor vai se comportar", diz Márcio Victer, gerente de marketing da Golden Cross.

A Samcil também adotou a estratégia de esclarecimento ao público. Seu call center está funcionando 24 horas. A operadora, que tem 54% de sua base de 540 mil usuários no segmento de pessoa física, manteve sua estimativa de crescimento entre 15% e 25% para este ano.

A projeção não considera eventuais movimentações por conta da portabilidade. "Não haverá qualquer ação de nossa parte para atrair associados. Vamos esperar que o mercado se acomode. Criou-se uma falsa expectativa em relação à movimentação no setor. Não haverá muita mudança", opina Alejandro Herbón Pérez, superintendente comercial e de marketing.

Oportunidade de negócio

A Unimed Volta Redonda, por sua vez, tomou outro rumo. No dia em que a norma entrou em vigor, a empresa - que completa 20 anos em setembro - deflagrou uma campanha cuja temática é a portabilidade.

A ação, criada internamente pela equipe de marketing, é dividida em três fases, que convidam o público a pensar, a mudar e a sentir a portabilidade. O plano de mídia contempla peças para jornal, rádio e televisão, e permanecerá no ar até o final de maio.

"Recebemos a notícia da portabilidade como uma grande oportunidade, principalmente porque já trabalhamos há algum tempo com mensuração de satisfação de clientes. Estamos em um mercado mais maduro e por isso fazemos ações mais estratégicas", conta a gerente de comunicação e marketing Patrícia Malta, que projeta 0crescimento de 10% neste ano. A base de clientes da empresa é de 50 mil usuários.

Já a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) se preocupa com a saúde financeira das operadoras.

Em nota, a entidade afirma que "a aplicação da migração com portabilidade de carências poderá trazer desequilíbrio econômico-financeiro para algumas operadoras de planos de saúde, caso haja uma grande concentração de fluxo de beneficiários a ponto de afetar a sinistralidade dessas carteiras. Outro agravante, em particular, é a possibilidade de migração individual em contratos de grupo familiar".

O presidente da Abram­ge não atendeu a reportagem até o fechamento desta edição.

Fonte: Plurall - 29/04/09

Share

Comment function is not open