Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Crescimento do mercado exige preparação de gestores

O crescimento do mercado de planos de saúde, nos últimos anos, tem levado as operadoras a buscarem forma de se destacarem e, por meio do atendimento de qualidade, ganhar e manter clientes.

Uma das iniciativas adotadas pelos segmentos da saúde suplementar é a criação de universidades corporativas, que visam o treinamento dos gestores das operadoras.

Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estimula a busca pela qualidade das operadoras por meio do Programa de Qualificação e deve lançar, em breve, o modelo para a acreditação das operadoras, como hoje já é feito com os hospitais.

De acordo com o presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, o resultado do Programa de Qualificação, com base em 2008, deve ser divulgado em maio.

A idéia, segundo ele é que, com a manutenção da metodologia utilizada nas últimas três fases do Programa, possa ser diminuído o gap entre o levantamento e a publicização dos dados.

Assim, serão mantidas as quatro indicadores de avaliação – atenção à saúde; econômico-financeiro; estrutura e operação; e satisfação do usuário -, o que também vai permitir a comparação entre um período e outro.

Cumprindo, ainda, as metas estabelecidas pelo Programa Mais Saúde (PAC da Saúde), a ANS está fechando um acordo com entidades internacionais, que irão realizar uma “transferência de tecnologia”, a fim de criar um modelo com padrões internacionais para a acreditação das operadoras.

Quem instituirá o padrão e o atestará será o Inmetro. Segundo a ANS, um acordo também está sendo fechado com a instituição. O Inmetro será responsável, também por avalizar as instituições acreditadoras. A expectativa é que a acreditação das operadoras passe a ser realizada no próximo ano.

Prestadores

Para atender ao subproduto da qualificação, a ANS não poderia deixar de pensar meios de também melhorar o atendimento dos prestadores.

Para tanto, está atuando em duas frentes: a abertura de crédito junto ao BNDES para os prestadores que quiserem entrar no processo de acreditação; e um convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB) para dispor das diretrizes clínicas. Serão 80 temas mais demandados, incluindo os que tratam da promoção à produção de medicamentos e próteses.

Universidades Corporativas

Para o presidente da ANS, a iniciativa das operadoras de criar as Universidades Corporativas, bem como o estímulo à participação dos gestores é vista com bons olhos.

De acordo com Fausto Pereira dos Santos, a qualificação da gestão melhora o atendimento e os resultados. Segundo ele, pelo tanto que o mercado cresceu, faltam ainda quadros para realizar a gestão como ela deveria ser feita. As empresas, de acordo com a ANS, precisam acompanhar as mudanças do setor.

Já é possível, contudo, já ver alguns resultados deste esforço qualitativo: a qualidade das informações que chegam à ANS aumentou. O advento do TISS contribuiu para essa melhora, mas é possível reconhecer que as operadoras já possuem gestores preparados para analisar e orientar no preenchimento dos documentos. Ponto positivo.


Fonte: Plurall - 08/04/09

Share

Comment function is not open