Edivaldo Del Grande e Américo Utumi apresentaram a estrutura das cooperativas no Brasil
Com o objetivo de conhecer de perto o cooperativismo brasileiro, uma delegação da Federação Nacional das Cooperativas de Abastecimento e Comercialização da China visitou a Ocesp nesta quarta-feira (15/4). Recebidos pelo presidente, Edivaldo Del Grande, e pelo assessor da presidência, Américo Utumi, os chineses assistiram a uma apresentação sobre a estrutura das cooperativas no Brasil, além de dados referentes à movimentação econômica, especialmente importações e exportações.
“Apesar da distância geográfica, China e Brasil estão cada vez mais próximos. Nós temos muitas coisas a aprender com o cooperativismo brasileiro, especialmente na área agrícola. Podemos estreitar laços e desenvolver parcerias comerciais também”, disse Li Chengyu, presidente da entidade chinesa. Ele também convidou os brasileiros para visitar a China.
O presidente da Ocesp disse que delegações da China serão sempre bem-vindas no Brasil. “Temos total interesse em aprimorar nossa agenda de cooperação. As cooperativas brasileiras já exportam diversos produtos para a China e, certamente, o Brasil também pode adquirir produtos de cooperativas daquele país”, disse Del Grande. Ao final do encontro, Li Chengyu também convidou os brasileiros para conhecer a China. Antes da reunião, os chineses participaram de um almoço oferecido pela Ocesp.
A Federação, ligada diretamente ao Estado Chinês, é o maior órgão cooperativista do país, que congrega cerca de 160 milhões de associados. Li Chengyu foi eleito presidente da Federação em março de 2008, e antes deste cargo, que tem status de ministro de Estado na China, foi governador da província de Henan, uma das mais importantes do país, de 2003 a 2008.
Fonte: Brasil Cooperativo - 16/04/09