Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

TUSS padroniza codificação e nomenclatura de procedimentos

A instrução normativa 34, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que trata da instituição da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) deve ser um dos tópicos da reunião do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), que acontece hoje e amanhã (03 e 04), na sede da ANS, no Rio de Janeiro.

Ferramenta utilizada para facilitar a troca de informações entre operadoras e prestadores, a TUSS foi objeto de discussão dos membros do COPISS, que trabalharam pela unificação do rol de procedimentos.

Formatada com base nos estudos da Associação Médica Brasileira (AMB), que desenvolveu, junto às demais entidades médicas, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), a TUSS faz parte das ações desenvolvidas para o funcionamento do padrão TISS, que está unificando linguagem, plataforma eletrônica e informações sobre os pacientes dos planos de saúde.

Para o presidente da Abramge, Dr. Arlindo de Almeida, a unificação é uma medida desejada por todo o setor de saúde. O próprio segmento de medicina de grupo já possuía um sistema similar de unificação, mas, com a iniciativa da ANS, tornou-se mais “lógico e fácil” seguir o padrão estipulado pela agência, até porque o órgão tem autoridade para exigir a adaptação ao modelo, de forma geral.

Segundo Almeida, a unificação garante um atendimento melhor para o cliente, uma vez que acelera o processo de autorização, por exemplo; e, ainda, diminui os custos administrativos para as operadoras.

Mesmo assim, a implantação da TISS ainda tem esbarrado em alguns grupos da cadeia produtiva, que, em princípio discordavam da informação solicitada nas guias e, agora, argumentam o custo logístico que a adoção da padronização pode causar. Nenhuma das argumentações, no entanto, tem se firmado e o processo de informatização da troca de informações já é um passo sem volta.

Dr. Arlindo lembra que até mesmo os prestadores são beneficiados com a padronização, uma vez que a medida acelera, também, os pagamentos pelos atendimentos prestados e reduz, significativamente, o número de glosas.

Para garantir o conhecimento dos gestores de operadoras de planos de saúde sobre a TUSS, a Abramge-SP realiza um fórum sobre o assunto, no próximo dia 06 de março.

A idéia é explicar como se deu o surgimento da unificação, o que vai significar para as ações administrativas e como utilizá-las, unificando, assim, também, o entendimento sobre o processo de padronização.

O uso da CBHPM como base para a unificação da codificação e nomenclatura, no entanto, não vai representar a instalação da Classificação como modelo de pagamento, ressalta o presidente da Abramge.

Para o estabelecimento de valores, as negociações entre os prestadores e as operadoras ficam abertas, sem estabelecimento de nenhuma tabela, que não é bem vista pelas autoridades econômicas, como disse Dr. Arlindo.

Fonte: Plurall - 04/03/09

Share

Comment function is not open