Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

BNDES passa a divulgar suas operações pela Internet

 Nível de transparência é único no país
· Banco de dados está entre os mais completos do mundo

Todos os financiamentos contratados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão, a partir de hoje, disponíveis para consultas na Internet, no portal do Banco. As informações são relativas aos contratos assinados de janeiro a dezembro de 2008 e os dados serão atualizados a cada três meses.

Trata-se de iniciativa pioneira no País e tem como objetivo dar plena transparência às operações realizadas pelo Banco. A decisão do BNDES também está na vanguarda quando comparada às práticas de divulgação adotadas por agências de fomento internacionais. As informações prestadas pelo Banco compõem uma das mais completas redes organizadas disponibilizadas para consulta pública pelos bancos de desenvolvimento em todo o mundo.

O novo site conterá todas as operações contratadas pelo BNDES nos últimos 12 meses, excluindo aquelas sujeitas a sigilo bancário ou a alguma restrição legal e está dividido em quatro segmentos: operações diretas com as empresas, indiretas, consulta aos contratos firmados com micro, pequenas e médias empresas e consulta aos financiamentos concedidos a Estados e Municípios.

Os projetos estão divididos por indústria, infraestrutura, inclusão social, insumos básicos e comércio exterior. As informações, tanto no caso das operações diretas como no das indiretas, incluirão nome da empresa, CNPJ, descrição do projeto, Estado onde está localizado o empreendimento, data da contratação e valor do financiamento.

No caso das operações indiretas com micro, pequenas e médias empresas, as informações estão consolidadas por área, porte, número de operações e valor do financiamento. O expressivo volume de operações, 173,5 mil no ano passado, inviabiliza o fornecimento de maior detalhamento de cada uma das empresas financiadas pelo Banco.

A segmentação regional consolida os créditos concedidos a estados e municípios. A consulta permite informações sobre o programa, a modalidade operacional, data, andamento do projeto, valor da operação, valor desembolsado e objetivo do financiamento. Com isso, o BNDES torna disponível para a sociedade o acesso às operações realizadas com governos e prefeituras e ainda o acompanhamento da evolução de cada projeto ao longo do tempo.

Trata-se da segunda etapa do projeto BNDES Transparente, iniciativa do Banco que se intensificou a partir convênio firmado com instituições representantes da sociedade civil. Na primeira etapa, em 2007, o Banco tornou possível o acesso às 50 maiores operações contratadas em cada área.

Nesta fase seguinte, dá um passo à frente em relação ao acordo firmado no âmbito do BNDES Transparente. A decisão de aumentar a gama de informações disponíveis, organizando e ampliando o conhecimento sobre o conjunto de suas decisões estratégicas, foi tomada pela direção do Banco por entender que uma das principais dimensões da discussão sobre responsabilidade social corporativa é a comunicação dos órgãos públicos com a sociedade.

Fonte: BNDES - 13/02/09

Share

Comment function is not open