Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

Sua empresa já se preparou para os impactos da LGPD?

Sua empresa já se preparou para os impactos da LGPD?

Live interativa e gratuita: 22 de outubro de 2020, das 14h30 às 16h. Clique para saber mais.
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323?A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resolução...
FacRegulação

FacRegulação

Configuração de múltiplos fluxos de regulação.
FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile – Sua empresa na palma da mão

FacMobile + FacCredO FacMobile cria a conexão perfeita entre as instituições financeiras e seus associados/clientes. Uma ferramen...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem? O Banco Central do Brasil ...

BC envia à consulta pública normas para aprimorar supervisão do sistema bancário

Brasília - O Banco Central (BC) quer aprimorar a supervisão do sistema financeiro. Para tanto, colocou em audiência pública os textos de três circulares que poderão receber críticas e sugestões de instituições financeiras e da sociedade até o dia 31 de março deste ano. As minutas das circulares estão disponíveis no site do BC.

As circulares estabelecem novos procedimentos necessários para a implementação do acordo de Basiléia II, que é um conjunto de regras de supervisão bancária estabelecidas pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês, organismo que reúne bancos centrais).

Segundo o BC, um das normas estabelece que os bancos coloquem na internet mais informações sobre riscos. “A minuta propõe que os bancos e grandes instituições financeiras sejam obrigados a divulgar ao público, regularmente, informações qualitativas e quantitativas referentes à gestão de riscos e à adequação do capital às exposições aos riscos”, diz o BC. O Banco Central também informou que para instituições “não-bancárias” de menor porte ainda será divulgada norma semelhante.

De acordo com o BC, a minuta de outra circular propõe requisitos mínimos e procedimentos para cálculo do Patrimônio de Referência Exigido (PRE) para riscos de taxas de juros, ações, commodities e câmbio. O BC vai exigir esses requisitos e procedimentos para as instituições que optarem pela utilização de modelos próprios do cálculo de risco.

A terceira minuta propõe que o pedido de autorização para o uso desses modelos seja feito entre os dias 1o e 30 de setembro de 2009. O BC vai selecionar, dentre as instituições que solicitarem autorização, aquelas que terão seus modelos internos analisados. Os bancos que não forem selecionados ou autorizados a utilizar modelos internos poderão participar de futuros processos de seleção.

 

Kelly Oliveira
Agência Brasil - 16/02/09


Related

Share