A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) realizou no dia 21 de outubro o lançamento do Projeto DDA (Débito Direto Autorizado) que vai reduzir o uso de faturas em papel pelo sistema financeiro, onde todos os títulos de cobrança serão apresentados eletronicamente por bancos de relacionamento dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
O lançamento foi feito por André Rodrigues Cano, diretor Setorial de Serviços Bancários da Febraban, na terça-feira (dia 21/10), às 15 horas, na sede da Febraban.
Com previsão para entrar no ar em 12 meses (outubro de 2009), não estarão contemplados, no primeiro momento, as faturas de telefonia, gás e água. O projeto é um trabalho conjunto da Febraban com diversas associações. Entre elas, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a Associação Nacional de Bancos (ASBACE) e a Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI). Além da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), que concentrará a estrutura tecnológica para hospedar o sistema.
Fim do boleto em papel
Participam do projeto todos os 129 bancos que compõem a compensação eletrônica dos sistemas de cobrança. Essa movimentação trará importante benefício sócio-ambiental. Mais de 2,36 bilhões de boletos em papel são processados atualmente (30% a mais do que 2007). A meta é atingir 50% dos boletos em três anos, com a sua apresentação de forma eletrônica.
Fonte: febraban.org