Categorias

Arquivo

Tweets

Parceiros

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

FacPlan - Software para Operadora de Plano de Saúde

Com o FacPlan, você tem as ferramentas que precisa para  aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e melhorar seu...
FacCred - Software para Instituições Financeiras

FacCred - Software para Instituições Financeiras

O FacCred é um software integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível, segura e altamente ...
Ouvidorias  - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Ouvidorias - Sua operadora já está atendendo aos requisitos da ANS?

Você sabe o que é a RN 323? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina através da Resoluç&atil...
ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

ANS disponibiliza arquivos da versão 3.02.00 do Padrão TISS

  A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as tro...
Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Computação em Nuvem: Solução para seu banco de dados e servidor

Seguindo uma forte tendência na área de produtos e serviços de TI para empresas, a Fácil Informática está ofe...
 FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

FacCard - Sistema eficiente para Administradoras de Cartões

O seu software vira outro tipo de sistema quando você mais precisa? Auge das vendas, equipes a todo vapor e na hora H ele não funciona c...
A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A sua agência de Turismo está atendendo as exigência do Banco Central?

A  sua agência de turismo opera câmbio vende/compra moeda ou cartão pré-pago de viagem?   O Banco Central do Bra...
FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

FacGeo - Divulgue sua rede assistencial e atenda à RN 285

O FacGeo é uma ferramenta desenvolvida para o atendimento à Resolução Normativa (NR) 285 da ANS, que permite a divulga&cce...
Fácil Informática no Sinplo 2014

Fácil Informática no Sinplo 2014

A 9ª edição do SINPLO - Simpósio Internacional de Planos Odontológicos e Feira de Negócios para as operado...

Saúde mental é tema de debate organizado pela ANS

Até 1998, a grande maioria das operadoras não oferecia cobertura para doenças mentais. A Resolução do Conselho de Saúde Suplementar - CONSU nº 11, publicada em 4 de novembro de 1998, veio mudar esse cenário, estabelecendo a obrigatoriedade de cobertura aos tratamentos de todos os transtornos psiquiátricos codificados na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde / 10ª revisão - CID 10.

Outro objetivo dessa CONSU foi incentivar a ¿desospitalização¿ desses pacientes, através de apoio e acompanhamento dentro de outras estruturas, como o hospital/dia, por exemplo, espaço onde o paciente é atendido por equipes multidiciplinares, mas não fica internado. Este objetivo, porém, esbarrou em algumas questões, tendo a falta de uma rede apropriada, por parte das operadoras, como uma das mais importantes.

Em março deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) enviou às operadoras de planos de saúde um Requerimento de Informações (RI) solicitando informações sobre a operação da saúde mental na saúde suplementar, sobre a rede credenciada, tipos de profissionais e procedimentos utilizados. De um universo de 1.424 operadoras, 1.021 retornaram com respostas. Levando-se em conta que cerca de 200 operadoras não possuem beneficiários, observamos que a adesão à RI foi bem expressiva.

Hoje, quase 10 anos depois da publicação da CONSU 11, a ANS, representada pela Gerência-Geral Técnico-Assistencial de Produtos (GGTAP), organiza o ¿Encontro Sobre Saúde Mental na Saúde Suplementar¿ com o objetivo de repensar a questão da saúde mental no setor de planos de saúde e reavaliar a aplicabilidade da CONSU nº 11.

Reunindo representantes de operadoras, do Ministério da Saúde, de conselhos de medicina e psiquiatria, além de técnicos e outros funcionários da ANS, o encontro aconteceu dia 23 de junho, na sede da Agência, no Rio de Janeiro.

Lembrando do vasto conhecimento acumulado pela ANS, que permite que a Agência dê um passo importante em relação ao tema, o secretário-executivo e diretor-adjunto da Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos, Alfredo Scaff, abriu o encontro. Em seguida a gerente-geral da GGTAP, Martha Oliveira, apresentou um histórico da CONSU 11, alguns dados obtidos com as respostas ao RI sobre saúde mental, além de dados obtidos pelo SIP (Sistema de Informações de Produtos).

Em seguida, foi feito um debate sobre o tema. O objetivo é que, a partir do encontro, seja elaborado um documento para subsidiar uma resolução em substituição à CONSU nº 11. A intenção é que essa nova norma traga a questão da cobertura dos transtornos mentais para o cenário atual, priorizando a questão da atenção à saúde.

Fonte: ans.gov

Share

Comment function is not open