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Planos sob intervenção prejudicam consumidores

Os clientes de 13 planos de saúde que estão sob intervenção da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estão apreensivos com a situação. A agência reguladora do setor intervém quando há problemas financeiros, administrativos ou de qualidade do serviço prestado. Durante esse período, o cliente pode ser prejudicado.

A dona-de-casa Maria de Lourdes Ribeiro pagou durante quatro anos pelo plano de saúde do Hospital Albert Sabin, de Campinas. Em julho do ano passado começou a ter problemas no atendimento e teve várias consultas desmarcadas. A última delas foi uma ultrassonografia, marcada seis meses antes e desmarcada apenas dois dias antes. Inconformada, cancelou o plano. "Eu acho uma falta de respeito. A gente paga tudo em dia, às vezes até adiantado, e quando precisa do plano não tem".

Entre os motivos que levaram à intervenção do plano do Albert Sabin, estão a ausência de equipe técnica suficiente, condições precárias de higiene e sanitária e falta de material, resultado de uma crise financeira.

A intervenção da ANS dura até um ano, mas de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pode ser prorrogado. O órgão nomeia um diretor técnico ou fiscal para trabalhar na recuperação da empresa. Durante este período o cliente pode ser prejudicado.

A advogada do Idec Daniela Trettel diz que, mesmo assim, o cliente deve avaliar se vale a pena trocar de plano. Ela diz que uma nova contratação implica em carências, que podem chegar a 24 meses nos casos de doenças e lesões pré-existentes, seis meses para consultas e exames simples, dez meses para parto e 24 horas para urgência e emergência.

Caso a pessoa resolva esperar o fim da intervenção e o resultado não for bom, com a quebra da empresa, a advogada explica que a ANS disponibiliza o grupo de clientes no mercado, para que outra empresa possa assumi-los. "A nova operadora assume este grupo com a obrigação de manter o contrato, sem nenhuma modificação".

Se nenhuma empresa se interessar pelo grupo, cabe à ANS encontrar uma solução para o caso. "A gente espera que a agência mude seu comportamento para que haja um acompanhamento mais adequado, da situação financeira, administrativa, de qualidade dos serviços das operadoras, para que não tenhamos mais problemas como este", diz Daniela.

Reclamações
"Não pode deixar chegar a esse ponto. Tem que haver uma fiscalização, para que haja um trabalho de qualidade, porque é isso que a população precisa", diz o serviços gerais Carlos Augusto Silva.

"Chegar lá e não ter médico, não ter enfermeiro e você não ser atendido. Então, qual a vantagem de ter um convênio médico?", questiona o jornaleiro
Marcos Meira.

A agência discorda das críticas sobre a falta de fiscalização e explica que as intervenções só ocorrem porque a ANS acompanha o desempenho dos planos de saúde.

Albert Sabin
No caso do plano de saúde do Hospital Albert Sabin, o administrador determinado pela Justiça, Carlos Alberto Politano, falou que a ANS é importante para identificar falhas no serviço. Ele informou que o pronto-socorro já foi reaberto e que conseguiu realizar consultas e exames atrasados. O interventor avalia que, no máximo em um mês, a unidade volte a funcionar normalmente.

Para saber a lista de todos os planos sob intervenção da ANS, o consumidor pode ligar para o 0800-7019656.

Fonte: Plurall.com.br

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